Para todo pesquisador envolvido em atividades acadêmicas, ter um caderno de anotações do lado da cama pode ser muito útil. Isso ocorre devido ao fato de que, muitas vezes, nossas ideias surgem durante a noite, enquanto dormimos, e esquecê-las pela manhã pode causar uma grande perda de tempo de reflexão e pesquisa.
Na realidade, muitos pesquisadores aproveitam o momento de sono para trabalhar em novas ideias, estimular novas áreas de pesquisa e resolver conflitos teóricos. Afinal, a mente continua trabalhando enquanto dormimos, e certas áreas cerebrais relacionadas a confirmações de memórias e processos de pensamento são ativadas durante a noite (Wamsley, 2014). Por esta razão, uma ideia pode chegar de repente e precisamos anotá-la imediatamente, a fim de não a perder.
Um caderno de anotações no quarto também pode ajudar na organização de ideias. Ao anotar a ideia durante a noite, o pesquisador pode voltar ao documento que está sendo escrito e conectá-las. Isso pode resultar em uma contribuição significativa à pesquisa, como menciona Umberto Eco em seu livro ‘Como se faz uma tese’: “Embora seja verdade que uma ideia possa surgir a qualquer momento, é sempre melhor ter todas as anotações concentradas em um só lugar, o que o ajuda a encontrar as associações mais rapidamente (…) tendo conteúdos suficientes em seu ‘material’, você está sempre em contato com seu documento e, portanto, pode melhor expor a sua contribuição original” (Eco, 2010, p. 103).
Para o pesquisador, o caderno de anotações pode ser uma importante ferramenta de trabalho, ajudando-o a manter-se organizado, a ter uma visão geral de seu projeto de pesquisa, críticas e, o mais importante, de suas ideias inovadoras (todas podem ser capturadas do sono ao acordar, bem como em momentos de momentos de distanciamento mental). Alguns autores, como J. Austen e E. Dickinson, são famosos por terem utilizado seus cadernos de anotações como fonte inspiradora de ideias, e a colocar seus pensamentos no papel diariamente (Nudelman & Pollack, 2012).
Em resumo, manter um caderno de anotações do lado da cama pode ser uma importante ferramenta para pesquisadores de dissertações e teses. É um método eficiente para capturar novas ideias, organizá-las e desenvolvê-las, ajudando o pesquisador a manter-se em contato com todo o seu pensamento crítico enquanto busca novas contribuições originais à pesquisa.
REFERÊNCIAS
Eco, U. (2010). Como se faz uma tese. Perspectiva.
Nudelman, B., & Pollock, S. (2011). The Tools of Thought: Early-Modern Collection of Mind, Memory, and Thinking. Stanford University Press.
Wamsley, E. J., & Stickgold, R. (2011). Memory, Sleep, and Dreams: The Role of Sleep in Memory Consolidation. Clinical EEG and Neuroscience Journal, 42, 2011, 4–8. https://doi.org/10.1177/155005941104200401
Se ficou interessado no tema e quer saber mais, nos acompanhe nas redes sociais e se inscreva em nossos cursos!